quarta-feira, 23 de março de 2016

Um pouco sobre o CONGO - República Democrática do Congo RDC





 Cultura e Turismo mostram as riquezas do país assolado pela guerra civil por mais de uma década


Escreve: Thiago de Menezes*

República Democrática do Congo - RDC 
O território da atual República Democrática do Congo já foi propriedade particular do rei belga, Leopoldo II, que impetrou um dos mais cruéis regimes de colonização do imperialismo.


Os belgas denominavam o Congo de "escândalo geológico" tal a quantidade e diversidade dos recursos minerais encontrados naquele território, que durante décadas serviu para enriquecer o rei e seu país. Ainda hoje, em Bruxelas, capital da Bélgica, vemos traços desta riqueza nas diversas construções suntuosas de fins do século XIX e primeiras décadas do XX.

Capital: Kinshasa ( República Democrática do Congo )

A disputa por essas riquezas é um dos principais motivos de uma guerra civil que assola o país por mais de uma década. Mesmo assim, os congoleses driblam inúmeras dificuldades com muito trabalho e engenhosidade. Eles fabricam uma cerveja artesanal feita de banana, responsável por grande parte da renda das famílias dessa região. Os congoleses também inventaram uma bicicleta de madeira bastante adequada para as estradas de terra: o chukudu.


A República Democrática do Congo (RDC) está localizada na região central do continente africano. Possui estreita faixa de ligação territorial com o Oceano Atlântico e limita-se com oito vizinhos: República do Congo, República Centro-Africana, Sudão, Uganda, Ruanda, Burundi, Zâmbia e Angola. O país tem uma superfície de 2,345 milhões de km2, onde vivem aproximadamente 63 milhões de habitantes, e dispõe de abundantes recursos minerais. Seu Produto Interno Bruto atinge cerca de US$ 9 bilhões (ano de 2003) e a renda per capita situa-se em torno de US$ 633 (ano de 2004). A capital e principal centro urbano é Kinshasa, com população de 10 milhões de habitantes.




cultura da República Democrática do Congo reflete a diversidade das suas centenas de grupo étnicos e suas diferentes formas de vida em todo o país, da foz do Rio Congo na costa, através do rio acima selva e savana, no seu centro, para as montanhas mais densamente povoadas no extremo leste.








O país espera numerosos investidores nos seguintes ramos industriais:

Indústrias transformadoras: 

Fábricas de produtos alimentares; Indústria do têxtil e de couro; Indústria de madeira e papel; Indústria química e fábrica de produtos químicos, derivados do petróleo e o carvão, de obras, borrachas e matérias plásticas; Fábricas de materiais de construção; Fábrica de cimento;Indústrias metalúrgicas básicas;

Siderurgia
    1. Produção e primeira transformação dos metais não-ferrosos;
    2. Fábricas de obras de metais;
    3. Construção de veículos automóveis;
    4. Eletricidade: Extensão do Sítio Inga (Inga II e Ingá III), passar de 120 para 1.200 megawatt; reabilitação da Barragem hidroelétrica Inga (passar de 120 para 1.200 megawatt); construção da Central Hidroelétrica de Katende (Kananga) e reforço da Central de Tshiala (Mbuji-Mayi); reabilitação e construção das linhas elétricas de alta tensão;
    5. Água: Melhoria das redes de distribuição de água potável do país. Fornecimento de construção e canalização.
  1. Hidrocarbonetos
    1. Reabilitação da Refinaria de Moanda: Bacia costeira do Congo;
    2. Produção de betume rodoviário: Baixo Congo e Província
    3. Oriental;
    4. Prospecção na Bacia Central;
    5. Investigações geológicas na bacia costeira (Baixo Congo);
    6. Exploração das jazidas na Província Oriental (Ituri); Ordenamento das infra-estruturas de transporte e distribuição dos produtos petroleiros nos centros urbanos. 
    7. Floresta e Agricultura A RDCongo representa mais de 45% do conjunto da floresta tropical africana, com uma possibilidade de exploração de 6 milhões de m3 de madeiras em cascas e transformação local antes da sua exportação. Estas florestas contem madeiras que são muito procuradas (Afrormosia, ébano, wenge, iroko, sapelli, sipo, tiama, tola, kambala, lifaki) A RDCongo é um país de vocação agrícola. Com cerca de 80 milhões de hectares das terras aráveis, férteis e propícias à agricultura biológica, oferece oportunidades de culturas variadas durante todo o ano.


Interesses (oportunidades para negócios):
  • Operadores Marítimos e Armador (com objetivo de aquisição de embarcações);
  • Agro-Indústria e Pescado;
  • Hotelaria;
  • Comércio geral;
  • Material elétrico;
  • Construção de habitações;
  • Venda de diamantes;
  • Transportes (aquisição de ônibus e van);
  • Construção de escola e centro médico;
  • Importação de materiais de construção.


Obs: O Brasil mantém relações diplomáticas com a República Democrática do Congo (antigo Zaire) desde 1968. A Embaixada do Brasil em Kinshasa foi aberta em 1972 e a RDC abriu sua Embaixada em Brasília em 1971.



Serviço:


Endereço: AVENUE BATETELA 3098 14eme etage, GOMBE,
 KINSHASA, RÉPUBLIQUE DÉMOCRATIQUE DU CONGO
Site: kinshasa.itamaraty.gov.br
Telefone: +243(81)700-9471
Plantão Consular: +243(81)268-6274

Embaixada da República Democrática do Congo em Brasília
Endereço: SHIS QL 13, Conjunto 8, Casa 21 - Lago Sul
CEP 71635-080 - Brasília - DF
Tel: +55 (61) 3536-5379
Fax: +55 (61) 3536-5379


Embassy of the Democratic Republic of the Congo (DRC) in Washington, DC.
https://ambardcusa.org/


(fotos: Divulgação / Reprodução)



* Thiago de Menezes - Escritor, jornalista especializado em turismo e Guia Internacional credenciado pela EMBRATUR. Diretor Cultural e de Turismo da Câmara do Comércio, Indústria e Turismo Brasil The Bahamas – CCITBB e da Caribbean Community and Common Market – CARICOM, sediada no Rio de Janeiro e que objetiva promover a integração e o desenvolvimento econômico de seus membros, sendo integrada por 14 países: Antígua e Barbuda, Bahamas, Barbados, Belize, Dominica, Granada, Guiana, Haiti, Jamaica, Santa Lúcia, São Cristóvão e Névis, São Vicente e Granadinas, Suriname e Trinidad e Tobago, além de Montserrat, que é domínio britânico. Também é composta pelos seguintes territórios membros associados: Anguilla, Bermuda, Ilhas Virgens Britânicas, Ilhas Caiman e Ilhas Turks e Caicos.. Membro da Diretoria da AIERJ - Associação de Imprensa do Estado do Rio de Janeiro e integrante da ACONBRAS – Associação dos Cônsules no Brasil. Presidente da "Academia Preandina de Artes, Cultura y Heráldica" (Para integrar culturalmente académicos que residen en los siguientes países: Bolivia, Chile, Colombia, Ecuador, Perú y Venezuela). 

Autor do livro "Breve Esboço Consular Honorário e Diplomático" (Selo Editorial FALASp, SP, 2015).



Contato -  Twitter: @thiag_menezes – E-mail: menezes.turismo@gmail.com

sexta-feira, 11 de março de 2016

ESCRITÓRIO DE TURISMO DA JAMAICA


ESCRITÓRIO DE TURISMO DA JAMAICA TEM NOVA DIRETORA DE MARKETING
Marcia McLaughlin assume o departamento de marketing do JTB



Kingston, Jamaica – O diretor do Escritório de Turismo da Jamaica, Paul Pennicook, anunciou a nomeação de Marcia McLaughlin, veterana no ramo de hotelaria e turismo, como Diretora Adjunta de Turismo e Marketing. No começo de fevereiro, a já nomeada McLaughlin teve a responsabilidade de desenvolver e coordenar as iniciativas de marketing global do JTB, supervisionando suas relações públicas e agências de publicidade, bem como orientando as equipes de marketing de destino, comunicação, marketing digital e de pesquisa.

Como profissional de marketing e relações públicas, McLaughlin tem ao longo de sua carreira experiência em diversas áreas, desde hospitalidade, viagens, até varejo comercial da indústria automobilística nos Estados Unidos e Jamaica. Antes de começar no JTB, McLaughlin criou a eMpower Consultants, uma empresa de consultoria de marketing e representação de clientes nas áreas de transportes, jogos de entretenimento e educação. Ela é creditada com prêmios de resultados da Appliance Traders Group Limited, um membro dos Sandals / Beaches Resorts Family, e também do Half Moon, A RockResort. No Sandals Resorts International e Air Jamaica Vacations ela geriu a área de relações públicas para ambas as empresas. Sua experiência inclui direção da marca, gerenciamento de relações com a mídia regional e global, conceito e desenvolvimento criativo, planejamento de eventos, desenvolvimento de sites e marketing digital.



"Estamos felizes de ter a McLaughlin se juntando à equipe. Ela tem um histórico impecável de marketing em ambos os mercados local e internacional", disse Paul Pennicook. "Sob a gestão dela, estamos confiantes de que o destino Jamaica irá continuar a ter um crescimento considerável nos mercados existentes e irá atingir novos mercados, com todo o apoio dos veículos de comunicação e novas estratégias de marketing.”

Ela possui graduação em artes de comunicação da faculdade de Notre Dame de Maryland, nos Estados Unidos, e tem um certificado profissional em marketing digital da Universidade de Vermont.



Sobre o Escritório de Turismo de Jamaica

O Escritório de Turismo da Jamaica (JTB da sigla em inglês), fundado em 1955, é a agência turística nacional da Jamaica, sediada na capital, Kingston. O JTB foi nomeado como o Escritório de Turismo com maior destaque do Caribe nos World Travel Awards (WTA) entre os anos 2006 e 2015. Também em 2015, a Jamaica foi premiada Melhor Destino do Caribe e Principal Destino para Cruzeiros do Caribe, pelo décimo ano consecutivo. Adicionalmente, Ocho Rios foi premiada como Principal Porto para Cruzeiros do Caribe, e o Aeroporto Internacional Sangster, como Principal Aeroporto do Caribe; Club Mobay foi nomeado Melhor Lounge de Aeroporto do Caribe; Dolphin Cove foi premiada como Melhor Atração de Turismo de Aventura do Caribe, o Centro de Convenções do Montego Bay foi nomeado Melhor Centro de Convenções do Caribe, e GO! Jamaica Travel, Melhor Operadora de Turismo do Caribe

 O JTB conta com escritórios em Kingston, Montego Bay, Miami, Toronto e Londres. Também representações em Berlim, Barcelona, Roma, Ámsterdam, Mumbai e Tóquio.

Para saber mais detalhes sobre os próximos eventos especiais, atrações turísticas e hospedagem na Jamaica visite o site do JTB: www.visitjamaica.com; ou entre em contato com o Escritório de Turismo da Jamaica através do telefone 1-800-JAMAICA (1-800-526-2422). Siga o JTB no Facebook: www.facebook.com/visitjamaica, no Twitter: @visitjamaicanow; no Instagram: www.instagram.com/visitjamaica; no Pinterest: www.pinterest.com/myjamaica, ou no YouTube:www.youtube.com/aboutjamaicajtb. Visite o blog do Escritório de Turismo da Jamaica: www.ilhabuzzjamaica.com

Cônsul Honorária da Jamaica Dra. Maria Pia Bastos-Tigre Buchheim

Há, no Brasil, o Consulado Honorário da Jamaica cuja jurisdição abrange  Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo, sendo que o atendimento consular é feito exclusivamente na sede do Rio de Janeiro. O Consulado funciona na Av. Rio Branco, 99 - 9º andar (Centro) - Rio de Janeiro - RJ – Cep: 20040-004. Tel.: +55 21 2122-8464 e Fax: +55 21 2253-4382. A Cônsul Honorária é a Sra. Maria Pia Bastos-Tigre Buchheim, atuante advogada do notório Escritório de Advocacia Bastos-Tigre, Coelho da Rocha e Lopes Advogados, sendo, ainda, bisneta do ilustre literato Manuel Bastos Tigre, considerado o primeiro bibliotecário por concurso brasileiro. É de se ressaltar que no Brasil, o Dia do Bibliotecário foi instituído pelo decreto 84.631/80, a ser comemorado em todo o território nacional a 12 de março, data do nascimento de Bastos Tigre em Recife/PE. A Cônsul Maria Pia, ainda integra a Ordem dos Advogados do Brasil (Estados de São Paulo e Rio de Janeiro) e é membro do Instituto Pro-Bono e do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.


Obs: Informações gerais sobre Jamaica (para brasileiros)

Site: www.cabinet.gov.jm

População: 2.751.000 hab
Código de área: +1
Fuso horário: -4h (horário de Brasília)
Localização: América Central
Moeda: Dólar jamaicano
Visto: Não é necessário

Consulado no Brasil: www.consuladodajamaica.com.br




Embaixada do Brasil na Jamaica:
Endereço: Pan Caribbean Building
10th floor
60 Knustford Boulevard
Kingston 5, Jamaica
Contato (Geral) Tel.: (1876) 929-8607/8608 - Fax.: (1876) 968-5897
Embaixador Tel.: (1876) 929-8611







Thiago de Menezes - Escritor, jornalista especializado em turismo e Guia Internacional credenciado pela EMBRATUR. Diretor Cultural e de Turismo da Câmara do Comércio, Indústria e Turismo Brasil The Bahamas – CCITBB e da Caribbean Community and Common Market – CARICOM, sediada no Rio de Janeiro e que objetiva promover a integração e o desenvolvimento econômico de seus membros, sendo integrada por 14 países: Antígua e Barbuda, Bahamas, Barbados, Belize, Dominica, Granada, Guiana, Haiti, Jamaica, Santa Lúcia, São Cristóvão e Névis, São Vicente e Granadinas, Suriname e Trinidad e Tobago, além de Montserrat, que é domínio britânico. Também é composta pelos seguintes territórios membros associados: Anguilla, Bermuda, Ilhas Virgens Britânicas, Ilhas Caiman e Ilhas Turks e Caicos.. Membro da Diretoria da AIERJ - Associação de Imprensa do Estado do Rio de Janeiro e integrante da ACONBRAS – Associação dos Cônsules no Brasil. Presidente da "Academia Preandina de Artes, Cultura y Heráldica" (Para integrar culturalmente académicos que residen en los siguientes países: Bolivia, Chile, Colombia, Ecuador, Perú y Venezuela). Autor do livro "Breve Esboço Consular Honorário e Diplomático" (Selo Editorial FALASO, SP, 2015).

Contato -  Twitter: @thiag_menezes – E-mail: menezes.turismo@gmail.com