segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Barbados - Comemoração de sua Independência !




Como Diretor Cultural e Social da CARICOM, tenho o dever de comunicar nossa comemoração em torno da independência de Barbados, que deve o seu nome a navegadores portugueses que ocuparam durante breve período a ilha, e que faziam referência aos pêssegos felpudos que ali cresciam. Esta ficou conhecida então como "a ilha dos pêssegos barbados", ou de forma mais simples, Barbados. Originalmente desabitada, acredita-se que seus ocupantes eram originalmente índios arauaques, que acabaram aniquilados por outro povo indigena, os caribes.





Barbados é um país insular soberano nas Pequenas Antilhas, na América Central, sendo o país mais oriental do Caribe. Possui 34 quilômetros de comprimento e 23 quilômetros de largura, cobrindo uma área de 432 km². Situa-se na região ocidental do Atlântico Norte, distante 100 quilômetros a leste das Ilhas de Barlavento e do Mar do Caribe. Os países mais próximos da ilha são Trinidad e Tobago, estando a 400 quilômetros a sudoeste, e São Vicente e Granadinas, estando a 168 quilômetros a oeste. Barbados está fora da principal área de Cinturão de furacões.

Na música, o país possui uma artista de renome mundial, vencedora do Grammy de melhor cantora: Rihanna. A cantora é ums dos artistas mais conhecidas de Barbados. Em 2009, ela foi nomeada como Embaixadora Honorário da Juventude e da Cultura de Barbados, pelo então primeiro-ministro, David Thompson. O cantor e compositor Shontelle, a banda cover Drive, e o músico Rupee também são naturais de Barbados.

A nação foi descoberta por navegadores espanhóis no final do século XV, entrando para o domínio da Coroa espanhola. Barbados é identificada pela primeira vez em um mapa espanhol de 1511. Os portugueses passaram a visitar a ilha a partir de 1536, mas não a ocuparam. O primeiro navio inglês a deslocar-se para a região, o Olive Blossom, chegou à Barbados em 1624. Eles tomaram posse em nome do rei James I. Em 1627, os primeiros colonos permanentes chegaram da Inglaterra, tornando Barbados uma colônia britânica.




Em 1966, Barbados tornou-se um estado independente e Reino da Comunidade de Nações, mantendo a rainha Isabel II como chefe de Estado. O país tem uma população de 277 821 habitantes, a maioria de ascendência africana.  Apesar de ser classificada como uma ilha do Atlântico, Barbados é considerada uma parte do Caribe, sendo um importante destino turístico e uma das ilhas mais desenvolvidas da região, com um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,776, considerado elevado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Em 2011, Barbados ficou em segundo lugar na América (superada apenas por Canadá) no nível de Transparência Internacional do Índice de Percepção de Corrupção. A capital do país é Bridgetown, que é também sua maior cidade.




Diplomatic Representatives of Barbados in CARICOM Brazil

High Commission at Rio de Janeiro
CARICOM
Mister Thiago de Menezes, Counsellor
E-mail: menezes.turismo@gmail.com


TheCaribbean island of Barbados has a modest diplomatic presence. Barbados has thirteen missions and consulates located abroad, with many of these missions accredited to other countries. There are four missions in the US, two in Canada and one each in the United Kingdom, Belgium, Switzerland, China, Cuba, Brazil, and Venezuela. There is also a network of honorary consulates in several cities across the world, including: Asia, Africa, Oceania, and both North and South America. These honorary consuls work in close contact with Barbados' thirteen missions and consulates.


Nenhum comentário: