sexta-feira, 31 de julho de 2015

Os encantos de Araxá






A cidade de Araxá, localizada no Triângulo Mineiro, fortaleceu-se como ‘Polo Turístico’ na década de 1940, com a inauguração do Complexo Termal - Grande Hotel e Balneário, que se tornariam suas grandes e principais atrações turísticas.




Com sua construção iniciada em 1938 o Grande Hotel Termas de Araxá só teve sua inauguração, devido a grandiosidade do projeto, realizada em 1944. O Grande Hotel de Araxá foi inaugurado por Benedito Valadares, então governador de Minas Gerais, e pelo presidente Getúlio Vargas, e abriu uma nova era de esplendor para Araxá e todo o interior mineiro, sendo palco de grandes acontecimentos sociais, políticos e culturais. O mesmo se impõe pela magnitude de seu conjunto arquitetônico. Projetado por Luiz Signorelli, sob influência do estilo missões, tem aproximadamente 43.000 m² de área construída. Impressiona pelos seus imponentes salões, revestidos em mármore de Carrara, decorados por rico mobiliário, lustres de cristais da Boêmia, janelas com cristais franceses bisotados, obras de arte em afresco e vitrais.


Registro da época da construção do Grande Hotel nos anos 1940



 A beleza e exuberância do hotel logo ganharam fama e se espalharam por todo o país. Os jardins e todo o projeto paisagístico foram criados pelo famoso pintor e paisagista Roberto Burle Marx. O estilo arquitetônico é o mesmo encontrado nas antigas construções coloniais da América espanhola em países como Colômbia e Venezuela. Suas paredes são revestidas com barro avermelhado, simbolizando simplicidade. Internamente, o Grande Hotel e Termas de Araxá segue o estilo neoclássico, com colunas, capitéis e arcos.


Em frente ao Grande Hotel, encontra-se a Fonte Andrade Júnior, onde estão localizadas as Fontes Alcalino-Sulfurosas. O prédio é constituído por um pavilhão situado em uma pequena península no lago de água de Lama Sulfurosa. Possui quatro bebedouros que escoam águas mineralizadas, carbonatada, sulfatada, radioativa e alcalina, indicadas para casos de diabetes, gota, obesidade, desvio de metabolismo, hepatite, males dos rins, estômago, fígado e problemas de pele. Junto à fonte estão expostos fósseis de animais pré-históricos encontrados no local durante o período de construção do Grande Hotel e Termas de Araxá.


                                       Fonte Andrade Júnior, frente ao Grande Hotel



Ligadas ao Grande Hotel por uma galeria suspensa decorada com afrescos de paisagens dos principais pontos turísticos de Minas Gerais, encontram-se as Termas de Araxá. A grandeza e esplendor das edificações do Barreiro se repetem nessa casa de banhos, spa e tratamento de beleza. São nada menos que 16 mil m² de bom gosto primoroso e refinado acabamento. Sua entrada principal é surpreendente e no seu "foyer" encontra-se uma rotunda em vitrais multicoloridos que narra trechos épicos da história de Minas Gerais, trazendo momentos sob a perspectiva das águas e filtra a luz natural que ali penetra, construindo uma bela obra de arte.





Outro dos pontos turísticos é a Fonte Dona Beja. Entre pedras vulcânicas, em uma gruta estilizada em forma de emanatório, brota a água mineral, bicarbonada cálcia magnesiana e radioativa, cujas propriedades ativam o metabolismo e estimulam a assimilação diurética, atuando com desintoxicante e agente hipotensivo. Uma bela paisagem pode ser apreciada de seus mirantes.



Mas Araxá, cujo Padroeiro é São Domingos, ainda é nacionalmente conhecida como a terra da lendária Dona Beja, cuja importância maior se deve ao fato de que, com sua influência política, o Triângulo Mineiro, outrora pertencente a Goiás, se integrasse definitivamente àquela região de Minas Gerais. Na cidade há um museu, nascido do idealismo de pessoas como Assis Chateaubriand e Yolanda Penteado, que também leva o nome de Dona Beja. Ele retrata a história do município e suas tradições culturais, através de seus ciclos econômicos: a pecuária, o turismo e a mineração. Batizado em homenagem a figura mitológica de Ana Jacinta de São José, fica localizado em um sobrado do século XIX, onde Dona Beja, famosa cortesã e depois exploradora dos garimpos de diamantes, teria residido, recebendo personalidades para seus famosos saraus e reuniões de cunho político.




Serviço: Tauá Grande Hotel e Termas de Araxá

Após 66 anos de muita história, o Grande Hotel e Termas de Araxá passou a fazer parte da rede Tauá de Hotéis em abril de 2010, unindo-se ao Tauá Resort Caeté, também em Minas Gerais e ao Tauá Resort Atibaia, no interior de São Paulo, oferecendo aos seus hóspedes, além de todo seu glamour, a flexibilidade e a qualidade no atendimento da Rede Tauá.


Hoje ele conta com diversos espaços para eventos empresariais, e um 280 confortáveis acomodações e uma estrutura completa de lazer com piscinas térmicas, pedalinhos, praça de esportes, quadras de tênis, playground, passeio a cavalo e charrete, arco e flecha, mirante, kid’s club, trilhas ecológicas e as termas mais charmosa dos Brasil com diversas opções de banhos alternativos, massagens e tratamentos estéticos.
Contato e reservas: 34 3669-7020 / 31 3236-1900. Indicação colunas de Turismo Thiago de Menezes – Blog “Turismando por Aí” e Portal AIERJ – Associação de Imprensa do Estado do Rio de Janeiro: http://aierj.org/site/os-encantos-de-araxa/



                                                  Brasão de Araxá - Minas Gerais



Thiago de Menezes é jornalista especializado em turismo e credenciado pela EMBRATUR. Acadêmico Correspondente da "Academia de Letras do Triângulo Mineiro", sediada em Uberaba, MG. Membro da ACONBRAS - Associação dos Cônsules no Brasil (Fundada em 1984). E-mail: menezes.turismo@gmail.com


Nenhum comentário: