Evento considerado a mais importante feira de Turismo das Américas:
A 43ª ABAV Expo está acontecendo entre os dias 24 e 26 de setembro (quinta-feira a sábado), no Pavilhão de Exposições do Anhembi, na capital paulista, com a participação de expositores nacionais e internacionais e grande variedade de palestras, painéis e debates no Congresso ABAV de Turismo – âncora da Vila do Saber. Simultaneamente ao evento será realizado o 44º Encontro Comercial Braztoa, o Abeta Summit e a Ilha Corporativa – Encontro de Negócios Abracorp - Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas
Sobre esse evento dezenas de jornalistas do trade de turismo se reuniram em uma coletiva de imprensa com o presidente da ABAV Nacional, que tratou sobre os principais temas do setor na atualidade e as expectativas para o evento “que marcará a retomada do crescimento das vendas para 2016”. Também participam do encontro os presidentes da da Associação Brasileira de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), Evandro Schütz; da Associação Brasileiras das Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), Edmar Bull; e da Associação Brasileira de Operadoras de Turismo (Braztoa), Magda Nassar.
Ministro de Turismo confirma participação na Abav – Enrique Meyer, ministro de Turismo da Argentina – recém-homenageado pela OMT – confirmou sua presença na abertura da 43ª Abav – Expo Internacional de Turismo, evento que acontece nesta semana, no Anhembi, em São Paulo, junto com o 44º Encontro Comercial Braztoa, o Abeta Summit e a Ilha Corporativa – Encontro de Negócios Abracorp. O país divulgará sua oferta turística no estande de 200 m2, localizado entre as ruas H e I, do número 81 ao 83, em frente ao Encontro Comercial Braztoa. A Argentina também promove seu segmento GLS, em estande a parte, de 25m2. Participam dos eventos representantes dos setores público e privado do país, liderados por Jaime Ríos, coordenador do Mercado Brasil, do Inprotur – Instituto Nacional de Promoção Turística.
Sobrevivente dos Andes fará palestra em São Paulo – “Como superar adversidades” é o tema da palestra que o uruguaio Roberto Canessa fará, em São Paulo, no próximo dia 20 de outubro. Ele é um dos sobreviventes do acidente com o avião Fairchild Hiller 227, da Força Aérea Uruguaia, que caiu nos Andes, em 1972. O então integrante da seleção nacional de rúgbi, que tinha 19 anos na época, é hoje um dos maiores especialistas em cardiologia infantil do Uruguai. A palestra – gratuita para agentes de viagens e operadores de turismo – será ao término do workshop que acontece nesse dia, das 17 às 20 horas, na Casa Argentina, que fica na Rua Sampaio Vidal 1026, Jardim Paulistano. Durante o workshop, o país vizinho divulgará suas novas propostas dos segmentos Turismo Aventura, Turismo de Reuniões, e GLS, entre outros. Confirmações de presença pelo 08007700066, a partir do dia 5 de outubro.
Turismo em Mendoza cresce cada vez mais – De acordo com dados do Anuário Estadístico 2014 do Ministério de Turismo de Mendoza, a província recebeu, nos últimos quatro anos, aproximadamente 12 milhões de turistas. “Em 2014 executamos o Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável e de Inovação Turística Mendoza 2024, políticas públicas para futuros 10 anos. Geramos 42.500 postos de trabalho vinculados ao setor, ou seja, 10,18% do número geral de empregos na província” – afirmou o governador Francisco Pérez, acrescentando que, de 2012 a 2015 ingressaram mais de US$ 3,5 milhões, como resultado de políticas de desenvolvimento sustentável e promoção do destino. “Também criamos novos e importantes produtos como as Rotas Gastronômicas, as Rotas de Aventura e Mendoza como sede de Turismo de Eventos” – concluiu. Javier Espina, ministro de Turismo ressaltou que “Mendoza é uma das províncias que mais cresceu em termos turísticos e grande parte disso é consequência da qualidade na prestação de serviços, assim como das promoções do destino, tanto em nível nacional como internacional”.
Mais sobre o destino em www.turismo.mendoza.gov.ar
Nova ferramenta para divulgar o destino – Com o intuito de colaborar com as agências brasileiras que vendem viagens para a Argentina, o Inprotur – Instituto Nacional de Promoção Turística disponibilizou uma ferramenta para auxiliar na promoção de destinos turísticos no país. Trata-se de links com informações, fotos, vídeos e dados sobre os principais pontos turísticos. A Campanha de Promoção Turística "Argentina por Vos", se sustenta na recopilação das experiências reais vivenciadas por turistas estrangeiros e agrupadas em tipologias variadas como ‘experiências culturais’, ‘paisagens naturais’, ‘dicas de viagem’ etc. A plataforma desenvolvida pelo Inprotur permite, entre outras coisas, o acesso à informação necessária para o planejamento de viagens para todos os perfis de turistas. Também dispõe de uma capacitação turística sobre a Argentina, visando capacitar principalmente os operadores para transformá-los em experts de venda do destino. Saiba mais em http://eacademy.argentina.travel A plataforma disponibiliza também Diretório e Buscador on-line (“Conecta 3000”), que facilita o contato entre os usuários/potenciais turistas com os prestadores de serviços argentinos do setor.
Nova ferramenta para divulgar o destino – Com o intuito de colaborar com as agências brasileiras que vendem viagens para a Argentina, o Inprotur – Instituto Nacional de Promoção Turística disponibilizou uma ferramenta para auxiliar na promoção de destinos turísticos no país. Trata-se de links com informações, fotos, vídeos e dados sobre os principais pontos turísticos. A Campanha de Promoção Turística "Argentina por Vos", se sustenta na recopilação das experiências reais vivenciadas por turistas estrangeiros e agrupadas em tipologias variadas como ‘experiências culturais’, ‘paisagens naturais’, ‘dicas de viagem’ etc. A plataforma desenvolvida pelo Inprotur permite, entre outras coisas, o acesso à informação necessária para o planejamento de viagens para todos os perfis de turistas. Também dispõe de uma capacitação turística sobre a Argentina, visando capacitar principalmente os operadores para transformá-los em experts de venda do destino. Saiba mais em http://eacademy.argentina.travel A plataforma disponibiliza também Diretório e Buscador on-line (“Conecta 3000”), que facilita o contato entre os usuários/potenciais turistas com os prestadores de serviços argentinos do setor.
Mais informações: www.argentina.travel e http://pravoce.argentina.travel/
Rally Dakar 2016 – Devido ao novo itinerário da próxima edição do Dakar – que abrangerá exclusivamente os territórios da Argentina e da Bolívia – algumas alterações tornaram-se necessárias. O terreno em que se disputará a prova obrigará os competidores a adoptar outras técnicas de pilotagem e a passar pela velocidade superior: menos dunas e mais pistas, nos primeiros três trechos. Também houve alteração na forma de chegar à Bolívia, segundo Marc Coma, diretor esportivo da prova. O ministro de Turismo da Argentina, Enrique Meyer ressalta a importância do evento – que há oito anos passa pelo país – informando que “4 milhões de pessoas acompanharam a prova neste ano, com impacto econômico de mais de US$ 214 milhões”. Segundo o ministro de Cultura e Turismo de Salta, Mariano Ovejero, a competição é uma das ações promocionais mais importantes em nível mundial, “uma vez que fortalece o posicionamento turístico da nova província e dinamiza as economias regionais”. O Dakar 2016 começa dia 2 de janeiro, em Buenos Aires, passa por Termas de Río Hondo, Jujuy, Uyuni, Salta, Belén, La Rioja, San Juan e termina dia 16 de janeiro, em – Rosario.
Rally Dakar 2016 – Devido ao novo itinerário da próxima edição do Dakar – que abrangerá exclusivamente os territórios da Argentina e da Bolívia – algumas alterações tornaram-se necessárias. O terreno em que se disputará a prova obrigará os competidores a adoptar outras técnicas de pilotagem e a passar pela velocidade superior: menos dunas e mais pistas, nos primeiros três trechos. Também houve alteração na forma de chegar à Bolívia, segundo Marc Coma, diretor esportivo da prova. O ministro de Turismo da Argentina, Enrique Meyer ressalta a importância do evento – que há oito anos passa pelo país – informando que “4 milhões de pessoas acompanharam a prova neste ano, com impacto econômico de mais de US$ 214 milhões”. Segundo o ministro de Cultura e Turismo de Salta, Mariano Ovejero, a competição é uma das ações promocionais mais importantes em nível mundial, “uma vez que fortalece o posicionamento turístico da nova província e dinamiza as economias regionais”. O Dakar 2016 começa dia 2 de janeiro, em Buenos Aires, passa por Termas de Río Hondo, Jujuy, Uyuni, Salta, Belén, La Rioja, San Juan e termina dia 16 de janeiro, em – Rosario.
Para saber mais, acesse www.dakar.com/dakar/2016/es/recorrido.html
Rally Dakar 2015
Secretaria de Turismo da Argentina
Exposição de motos e carros clássicos – A 15ª edição da ‘Autoclásica’ – o maior festival de motos e automóveis clássicos da América do Sul – será realizada de 9 a 12 de outubro próximo, no Boulevard dos Jardins do Hipódromo de San Isidro, em Buenos Aires. Para celebrar os 50 anos do Clube de Automóveis Clássicos, o evento trará novidades: terá a participação do automobilismo esportivo; e as motos e veículos que estarão em exibição poderão ser vistos em funcionamento no exclusivo circuito, dentro do hipódromo. Um rigoroso jurado avaliará os exemplares em exposição para premiar o melhor de cada categoria. O Clube de Automóveis Clássicos é uma instituição argentina dedicada ao resgate dos automóveis clássicos e históricos. Fundado em 1965 e radicado em San Isidro, conta com patrimônio histórico internacionalmente reconhecido: são 300 motos e 600 automóveis, perfeitamente restaurados e em condições de uso, como foram no momento de sua fabricação. A ‘Autoclásica’ foi declarada de interesse pelo Ministério de Turismo da Argentina e pela Municipalidade de San Isidro.
Outras informações em www.autoclasica.com
Maiores informações em http://www.abav.com.br/
DADOS parciais - 43ª ABAV - Expo Internacional de Turismo - 26/09/2015 (17 horas)
• Estandes: 304
• Marcas expositoras: 3.121
• Hosted buyers: 1.137
• Profissionais de imprensa: 926
• Total de visitantes até 17 horas, em 26/09/2015: 32.176
Média de visitantes/dia em 2015: 10.725 (três dias de evento)
Média de visitantes/dia em 2014: 8.219 (cinco dias de evento)
• Marcas expositoras: 3.121
• Hosted buyers: 1.137
• Profissionais de imprensa: 926
• Total de visitantes até 17 horas, em 26/09/2015: 32.176
Média de visitantes/dia em 2015: 10.725 (três dias de evento)
Média de visitantes/dia em 2014: 8.219 (cinco dias de evento)
Flashs ABAV:
Sandra Santanna e Suriane Inez
(CARICOM - Comunidade e Mercado Comum do Caribe)
Sandra Santanna, da CARICOM, Comunidade e Mercado Comum do Caribe, no stand da Colômbia
Sandra Santanna e Suriane Inez
(CARICOM - Comunidade e Mercado Comum do Caribe)
Sandra Santanna, da CARICOM, Comunidade e Mercado Comum do Caribe, no stand da Colômbia
Opiniões de players importantes do trade turístico brasileiro
Guilherme Paulus – Presidente da CVC
“A Abav Expo acontece num momento em que todos estamos buscando alternativas. Assim como ocorreu em outros momentos do país, a crise deve ser superada e vamos aprender com ela”.
Marco Ferraz – Presidente da Abremar
“O evento maior do turismo brasileiro se realiza em que o país precisa encontrar caminhos. Vejo o cenário com positividade. Acredito que o governo vai desencadear ações para conter a volatilidade do câmbio e alcançar a superação da crise”.
Mário Carvalho – Diretor Geral da TAP
“A 43ª Abav vem para dar uma injeção de ânimo em todo o trade turístico. Creio que a indústria turística deve encarar o momento econômico adverso com otimismo e realismo. E aproveitar para aprofundar a reflexão e reinventar alternativas”.
Juarez Cintra – Presidente da Ancoradouro
“Todos sabemos que a Abav Expo deste ano está acontecendo num cenário de grave crise financeira. Porém, temos de exercitar e aprimorar a criatividade, com requalificação, melhoria dos serviços e promoções. Talvez esta se confirme uma das melhores feiras dos últimos anos”.
“A Abav Expo acontece num momento em que todos estamos buscando alternativas. Assim como ocorreu em outros momentos do país, a crise deve ser superada e vamos aprender com ela”.
Marco Ferraz – Presidente da Abremar
“O evento maior do turismo brasileiro se realiza em que o país precisa encontrar caminhos. Vejo o cenário com positividade. Acredito que o governo vai desencadear ações para conter a volatilidade do câmbio e alcançar a superação da crise”.
Mário Carvalho – Diretor Geral da TAP
“A 43ª Abav vem para dar uma injeção de ânimo em todo o trade turístico. Creio que a indústria turística deve encarar o momento econômico adverso com otimismo e realismo. E aproveitar para aprofundar a reflexão e reinventar alternativas”.
Juarez Cintra – Presidente da Ancoradouro
“Todos sabemos que a Abav Expo deste ano está acontecendo num cenário de grave crise financeira. Porém, temos de exercitar e aprimorar a criatividade, com requalificação, melhoria dos serviços e promoções. Talvez esta se confirme uma das melhores feiras dos últimos anos”.
Thiago de Menezes – Jornalista de
turismo (Guia Internacional Credenciado pela EMBRATUR). Diretor Cultural e de
Turismo da Caribbean Community and Common Market - CARICOM (Rio de Janeiro,
Brasil) e Diretor Cultural da Câmara do Comércio, Indústria e Turismo Brasil
The Bahamas – CCITBB. Membro da ACONBRAS – Associação dos Cônsules no Brasil. Colunista
da Revista ABSOLUTA Campinas, SP e Portal AIERJ – Associação de Imprensa do
Estado do Rio de Janeiro ( www.aierj.org )
Contato: E-mail: menezes.turismo@gmail.com /
Twitter: @thiag_menezes
Nenhum comentário:
Postar um comentário