quinta-feira, 24 de setembro de 2015

43ª ABAV – Expo Internacional de Turismo


Evento considerado a mais importante feira de Turismo das Américas:


A 43ª ABAV Expo está acontecendo entre os dias 24 e 26 de setembro (quinta-feira a sábado), no Pavilhão de Exposições do Anhembi, na capital paulista, com a participação de expositores nacionais e internacionais e grande variedade de palestras, painéis e debates no Congresso ABAV de Turismo – âncora da Vila do Saber. Simultaneamente ao evento será realizado o 44º Encontro Comercial Braztoa, o Abeta Summit e a Ilha Corporativa – Encontro de Negócios Abracorp - Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas

Sobre esse evento dezenas de jornalistas do trade de turismo se reuniram em uma coletiva de imprensa com o presidente da ABAV Nacional, que tratou sobre os principais temas do setor na atualidade e as expectativas para o evento “que marcará a retomada do crescimento das vendas para 2016”. Também participam do encontro os presidentes da da Associação Brasileira de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), Evandro Schütz; da Associação Brasileiras das Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), Edmar Bull; e da Associação Brasileira de Operadoras de Turismo (Braztoa), Magda Nassar.



Argentina na Abav


Ministro de Turismo confirma participação na Abav – Enrique Meyer, ministro de Turismo da Argentina – recém-homenageado pela OMT – confirmou sua presença na abertura da 43ª Abav – Expo Internacional de Turismo, evento que acontece nesta semana, no Anhembi, em São Paulo, junto com o 44º Encontro Comercial Braztoa, o Abeta Summit e a Ilha Corporativa – Encontro de Negócios Abracorp. O país divulgará sua oferta turística no estande de 200 m2, localizado entre as ruas H e I, do número 81 ao 83, em frente ao Encontro Comercial Braztoa. A Argentina também promove seu segmento GLS, em estande a parte, de 25m2. Participam dos eventos representantes dos setores público e privado do país, liderados por Jaime Ríos, coordenador do Mercado Brasil, do Inprotur – Instituto Nacional de Promoção Turística.
Sobrevivente dos Andes fará palestra em São Paulo – “Como superar adversidades” é o tema da palestra que o uruguaio Roberto Canessa fará, em São Paulo, no próximo dia 20 de outubro. Ele é um dos sobreviventes do acidente com o avião Fairchild Hiller 227, da Força Aérea Uruguaia, que caiu nos Andes, em 1972. O então integrante da seleção nacional de rúgbi, que tinha 19 anos na época, é hoje um dos maiores especialistas em cardiologia infantil do Uruguai. A palestra – gratuita para agentes de viagens e operadores de turismo – será ao término do workshop que acontece nesse dia, das 17 às 20 horas, na Casa Argentina, que fica na Rua Sampaio Vidal 1026, Jardim Paulistano. Durante o workshop, o país vizinho divulgará suas novas propostas dos segmentos Turismo Aventura, Turismo de Reuniões, e GLS, entre outros. Confirmações de presença pelo 08007700066, a partir do dia 5 de outubro.
Turismo em Mendoza cresce cada vez mais – De acordo com dados do Anuário Estadístico 2014 do Ministério de Turismo de Mendoza, a província recebeu, nos últimos quatro anos, aproximadamente 12 milhões de turistas. “Em 2014 executamos o Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável e de Inovação Turística Mendoza 2024, políticas públicas para futuros 10 anos. Geramos 42.500 postos de trabalho vinculados ao setor, ou seja, 10,18% do número geral de empregos na província” – afirmou o governador Francisco Pérez, acrescentando que, de 2012 a 2015 ingressaram mais de US$ 3,5 milhões, como resultado de políticas de desenvolvimento sustentável e promoção do destino. “Também criamos novos e importantes produtos como as Rotas Gastronômicas, as Rotas de Aventura e Mendoza como sede de Turismo de Eventos” – concluiu. Javier Espina, ministro de Turismo ressaltou que “Mendoza é uma das províncias que mais cresceu em termos turísticos e grande parte disso é consequência da qualidade na prestação de serviços, assim como das promoções do destino, tanto em nível nacional como internacional”. 
Mais sobre o destino em www.turismo.mendoza.gov.ar

Nova ferramenta para divulgar o destino – Com o intuito de colaborar com as agências brasileiras que vendem viagens para a Argentina, o Inprotur – Instituto Nacional de Promoção Turística disponibilizou uma ferramenta para auxiliar na promoção de destinos turísticos no país. Trata-se de links com informações, fotos, vídeos e dados sobre os principais pontos turísticos. A Campanha de Promoção Turística "Argentina por Vos", se sustenta na recopilação das experiências reais vivenciadas por turistas estrangeiros e agrupadas em tipologias variadas como ‘experiências culturais’, ‘paisagens naturais’, ‘dicas de viagem’ etc. A plataforma desenvolvida pelo Inprotur permite, entre outras coisas, o acesso à informação necessária para o planejamento de viagens para todos os perfis de turistas. Também dispõe de uma capacitação turística sobre a Argentina, visando capacitar principalmente os operadores para transformá-los em experts de venda do destino. Saiba mais em http://eacademy.argentina.travel A plataforma disponibiliza também Diretório e Buscador on-line (“Conecta 3000”), que facilita o contato entre os usuários/potenciais turistas com os prestadores de serviços argentinos do setor. 
Mais informações: www.argentina.travel e http://pravoce.argentina.travel/ 

Rally Dakar 2016 – Devido ao novo itinerário da próxima edição do Dakar – que abrangerá exclusivamente os territórios da Argentina e da Bolívia – algumas alterações tornaram-se necessárias. O terreno em que se disputará a prova obrigará os competidores a adoptar outras técnicas de pilotagem e a passar pela velocidade superior: menos dunas e mais pistas, nos primeiros três trechos. Também houve alteração na forma de chegar à Bolívia, segundo Marc Coma, diretor esportivo da prova. O ministro de Turismo da Argentina, Enrique Meyer ressalta a importância do evento – que há oito anos passa pelo país – informando que “4 milhões de pessoas acompanharam a prova neste ano, com impacto econômico de mais de US$ 214 milhões”. Segundo o ministro de Cultura e Turismo de Salta, Mariano Ovejero, a competição é uma das ações promocionais mais importantes em nível mundial, “uma vez que fortalece o posicionamento turístico da nova província e dinamiza as economias regionais”. O Dakar 2016 começa dia 2 de janeiro, em Buenos Aires, passa por Termas de Río Hondo, Jujuy, Uyuni, Salta, Belén, La Rioja, San Juan e termina dia 16 de janeiro, em – Rosario. 

Rally Dakar 2015 
Secretaria de Turismo da Argentina 

Exposição de motos e carros clássicos – A 15ª edição da ‘Autoclásica’ – o maior festival de motos e automóveis clássicos da América do Sul – será realizada de 9 a 12 de outubro próximo, no Boulevard dos Jardins do Hipódromo de San Isidro, em Buenos Aires. Para celebrar os 50 anos do Clube de Automóveis Clássicos, o evento trará novidades: terá a participação do automobilismo esportivo; e as motos e veículos que estarão em exibição poderão ser vistos em funcionamento no exclusivo circuito, dentro do hipódromo. Um rigoroso jurado avaliará os exemplares em exposição para premiar o melhor de cada categoria. O Clube de Automóveis Clássicos é uma instituição argentina dedicada ao resgate dos automóveis clássicos e históricos. Fundado em 1965 e radicado em San Isidro, conta com patrimônio histórico internacionalmente reconhecido: são 300 motos e 600 automóveis, perfeitamente restaurados e em condições de uso, como foram no momento de sua fabricação. A ‘Autoclásica’ foi declarada de interesse pelo Ministério de Turismo da Argentina e pela Municipalidade de San Isidro. 
Outras informações em www.autoclasica.com 


Maiores informações em http://www.abav.com.br/


DADOS parciais - 43ª ABAV - Expo Internacional de Turismo - 26/09/2015 (17 horas)
• Estandes: 304

• Marcas expositoras: 3.121

• Hosted buyers: 1.137

• Profissionais de imprensa: 926

• Total de visitantes até 17 horas, em 26/09/2015: 32.176

Média de visitantes/dia em 2015: 10.725 (três dias de evento)

Média de visitantes/dia em 2014: 8.219 (cinco dias de evento)

Flashs ABAV:



Sandra Santanna e Suriane Inez 
(CARICOM - Comunidade e Mercado Comum do Caribe) 



Sandra Santanna, da CARICOM, Comunidade e Mercado Comum do Caribe, no stand da Colômbia


Opiniões de players importantes do trade turístico brasileiro
Guilherme Paulus – Presidente da CVC

“A Abav Expo acontece num momento em que todos estamos buscando alternativas. Assim como ocorreu em outros momentos do país, a crise deve ser superada e vamos aprender com ela”.

Marco Ferraz – Presidente da Abremar

“O evento maior do turismo brasileiro se realiza em que o país precisa encontrar caminhos. Vejo o cenário com positividade. Acredito que o governo vai desencadear ações para conter a volatilidade do câmbio e alcançar a superação da crise”.

Mário Carvalho – Diretor Geral da TAP

“A 43ª Abav vem para dar uma injeção de ânimo em todo o trade turístico. Creio que a indústria turística deve encarar o momento econômico adverso com otimismo e realismo. E aproveitar para aprofundar a reflexão e reinventar alternativas”.

Juarez Cintra – Presidente da Ancoradouro

“Todos sabemos que a Abav Expo deste ano está acontecendo num cenário de grave crise financeira. Porém, temos de exercitar e aprimorar a criatividade, com requalificação, melhoria dos serviços e promoções. Talvez esta se confirme uma das melhores feiras dos últimos anos”.

Thiago de Menezes – Jornalista de turismo (Guia Internacional Credenciado pela EMBRATUR). Diretor Cultural e de Turismo da Caribbean Community and Common Market - CARICOM (Rio de Janeiro, Brasil) e Diretor Cultural da Câmara do Comércio, Indústria e Turismo Brasil The Bahamas – CCITBB. Membro da ACONBRAS – Associação dos Cônsules no Brasil. Colunista da Revista ABSOLUTA Campinas, SP e Portal AIERJ – Associação de Imprensa do Estado do Rio de Janeiro ( www.aierj.org )

Contato: E-mail: menezes.turismo@gmail.com / Twitter: @thiag_menezes

Nenhum comentário: