quarta-feira, 30 de setembro de 2015

CARABAYA, um destino diferenciado no Peru!


A PUNA QUE SE TRANSFORMA EM SELVA ALÉM DO TITICACA




Carabaya, em Puno, é realmente um destino diferenciado no turismo. Província puneña considerada como "Capital da alpaca, do Peru e do Mundo", devido a grande quantidade de camelídeos existentes, remonta a uma riqueza significativa de pedras, arte rupestre e a maravilha lítica, encontradas nos distritos de Macusani e Corani, além do artesanato e tecelagem com base em fibra de alpaca; e as danças unkakus como os wifalas, entre outras, além da música, arqueologia, arquitetura, literatura, poesia, canto etc.




Através de meu contato com a Guia de Turismo Nacional Susy Miranda Córdova, que lá trabalha como consultora de turismo, trago a meu público leitor, um pouco sobre uma província do Peru localizada na região de Puno. Ela nos convida a visitar e conhecer a riqueza turística, os recursos naturais, os sítios arqueológicos e a cultura viva de Carabaya, que está localizada na parte norte da região de Puno. A capital da província é a cidade de Macusani, a 256 km da capital da região de Puno via rodovia interoceânica. Consiste em dez distritos com diferentes altitudes, localizados em diferentes zonas ecológicas: San Gaban, Ayapata, Ituata, Coasa, Ollachea Usicayos, Macusani, Corani e Crucero, com altitudes que variam de 820 metros (San Gaban) para 4319 metros (Macusani). Ela é autora de CORREDOR TURÍSTICO DE CARABAYA E SEUS DISTRITOS, um interessante trabalho com a aprovação do município da província de Carabaya e seus respectivos distritos. Segundo a mesma, era necessário divulgar os recursos turísticos de CARABAYA e os 10 municípios da província.




Carabaya é uma das regiões mais remotas da América, e sua antiguidade data desde o alvorecer da humanidade, quando vários grupos de nômades coletores, caçadores e pescadores a ocuparam naquele recuado período. Nesta época da evolução, outros grupos sedentários refugiaram-se em seus desfiladeiros de terra fértil para o cultivo irrigado, de clima ameno, deixando pegadas profundas lá, traços inegáveis de suas ações. Predecessor dos Incas, marcou seu centro uma temida casta religiosa de adoradores, adivinhos e curandeiros Callahuayas ou Carabayas, um povo sobrevivente desconhecido de um vasto mar. Era gente respeitada e temida pelas nações vizinhas por causa de seu exército e os ofícios que exerciam seus sacerdotes. Contudo, em menor número, são subjugados pelos guerreiros incas. Com a expansão do império Inca, Carabaya foi anexada por Mayta Capác, sendo o Tahuantinsuyo parte do Altiplano. Mais tarde, durante a conquista, Carabaya foi uma das primeiras regiões a serem exploradas pelos espanhóis, com o grego Pedro de Candia encarregadas de ir para o país do ouro e da canela. Durante a ocupação espanhola, os Callahuayas viajaram pelo território colonial levando seus conhecimentos e colocando suas habilidades em serviço com a medicina natural à base de plantas medicinais da região.




Ademais, a província de Carabaya-Macusani e seus outros distritos é hoje um destino turístico por ter uma variedade de locais de interesse que incluem: o Allinccapac nevado e o Chichiccapac, a grande maravilha lítica (floresta de pedra) e as pinturas rupestres localizadas em diferentes áreas de Macusani, Corani Coasa, etc., e por outro lado, os atrativos encontrados nos distritos de Ollachea, Coasa e chullpas Ayapata, os sítios arqueológicos de Pitumarka em Ayapata. Claro, o festival de dança "Allinccapac Raymi", considerada a festa das crianças do sol, a festa da Imaculada Conceição, a festa da Virgem e as espetaculares tardes de touradas em dezembro. Além disso, há as grandes feiras como a FECASAM, onde arte e artesanato, os trabalhos têxteis e toda a variedade de camelídeos estão expostos.




A Província de Carabaya é uma província que tem uma variedade de formas de arte desde os tempos antigos, isso se reflete nas pinturas maravilhosas e antigas das cavernas e nas rochas e petrificados. Encontramos também uma variedade de danças em cada distrito carabaino, que apresenta as várias danças originais de suas respectivas áreas . Além mencionar a música, certamente Carabaya é uma província de grandes músicos e cantores de diferentes estilos musicais, como estudantina, a música dos wifalas, dos unkakus e outros.



A Cordilheira de Carabaya é uma cadeia de montanhas que constitui um dos ramos ao sul da cordilheira oriental, atravessando muitas cidades Carabainas. O Al Umlinccapac (5760 m), o Huaynaccapc e Chichiccapac são montanhas do leste e da geleira Quelcaya (5850 m), com Quenamari, uma planície de 13 km, aproximadamente, considerado como o mais alto e maior campo de gelo tropical em todo o mundo, para o oeste. Todos eles, os importantes APUS TUTERALES da Província, para onde os pastores e as pessoas desde tempos imemoriais dirigem suas orações e oferendas em busca de produtividade e proteção aos seus rebanhos de alpacas, lhamas, ovelhas e produtos agrícolas; há sítios naturais estratégicos, ideais para o turismo de aventura (trekking, escalada, rapel etc.) e o turismo místico, cujos degelos formam belas lagoas ao redor de suas vastas planícies, e é o lar de muitas alpacas, que são os tesouros de Carabaya.



As variadas e infinitas manifestações de arte rupestres existentes no vasto território da província de Carabaya mostram claramente o modo de vida, o trabalho e as necessidades de nossos antepassados que habitaram os Andes de Carabaya.  Evidencia-se a caça aos camelídeos selvagens, e revelam detalhes interessantes dos métodos de caça, as armas usadas, as roupas, os rituais, os seres humanos e animais interagindo ou sozinhos, além de composições geométricas, desenhos ornamentais ou formas de tecidos. Essas representações são hoje um guia para nos localizar no tempo e no espaço.

COMO CHEGAR:

A principal via de acesso é terrestre, desde Juliaca-Macusani, e o percurso é de 254 km, com viagem de 3 horas por estrada pavimentada, a famosa Rodovia Interoceânica, que permite fácil acesso. Existem meios de transporte diretos diariamente para Macusani, a partir de onde há mobilidade para os distritos.

Obs: LIMA é a capital do PERU e MACUSANI é a capital de CARABAYA. De LIMA a PUNO (JULIACA) é 1:15 hs de viagem aérea, preço por volta de  80 a 150 DOLARES (IDA E VOLTA). De JULIACA a MACUSANI fica por volta de 12 REAIS (3 HORAS DE VIAGEM) a passagem de ônibus. De JULIACA a MACUSANI CAPITAL, são 3 HORAS (ESTRADA ASFALTADA).



Susy Miranda, guia de turismo internacional e consultora com Edward Rodrigues, prefeito da Província de Carabaya, a "Capital Alpaqueira do Peru e do mundo".



Felix Vasquez, Cônsul do Peru em Rio Branco, Acre e Susy Miranda.


(Fotos: Divulgação)


Maiores informações - Consulados del Perú en el Brasil:

Consulado Geral do Peru - Rio Branco – AC
Endereço: Rua Maranhão, 280 - Bosque – Centro - Rio Branco / Acre
Cep: 69908-240 - Telefone: (0xx68) 3224-2727 / 0777 Fax: (0xx68) 3224-1122
Site: http://consuladoperuac.blogspot.com.br/

Consulado Geral do Peru - São Paulo – SP
Endereço: Al. Campinas, 646 - 4º - Ed.Conquista - Jardim Paulista - São Paulo / SP
Cep: :01404-001 Telefone: (0xx11) 3287-5555 Fax: (0xx11) 3142-9595
Email: consulgeral@consuladoperusp.com.br
Site: http://www.consuladoperusp.com.br/

Consulado Honorário do Peru - Recife – PE
Endereço: Rua Mamanguape, 255 / 603 – Recife – Pernambuco
Cep: 51021-250 - Telefone: (0xx81) 9118-6578

Setor Consular da Embaixada - Brasília – DF
Endereço: SES Av. das Nações, Qd. 811, Lote 43 – Brasília - Distrito Federal
Cep: 70428-900 - Telefone: (0xx61) 3242-9933 / 9835 Fax: (0xx61) 3244-9344

Email: embperu@embperu.org.br

Visite o Peru: http://www.peru.travel/br/

Guia essencial para o turista que visita o Peru:
http://www.mincetur.gob.pe/Turismo/guia_facilitacion/guia/index.html



      Thiago de Menezes é jornalista especializado em Turismo e credenciado pela EMBRATUR. Membro da AIERJ e ACONBRAS – Associação dos Cônsules no Brasil. 

Contatos: menezes.turismo@gmail.com

Nenhum comentário: